Você já ouviu falar em Síndrome do Edifício Doente? Provavelmente ao entrar em algum local que tenha como característica está síndrome e ter ficado exposto a ele durante algumas horas, você tenha sentido certos desconfortos, como por exemplo, tosses, irritação nos olhos, alergias e dores de garganta e cabeça. No entanto, ao sair desse lugar, a sensação de melhora é imediata. Estranho, não é?
Esses sintomas se apresentam quando você mora ou trabalha em algum ambiente em que o ar não é saudável.
Em muitos casos, esses pequenos desconfortos podem se agravar, fazendo com que algumas pessoas desencadeiem bronquite e asma, principalmente se já tiverem alguma predisposição a essas doenças.
Síndrome do Edifício Doente: características
Os principais vilões da Síndrome do Edifício Doente podem surgir de forma biológica e/ou química. As causas biológicas são vírus, fungos e bactérias, que se armazenam em cortinas, arquivos mal conservados e carpetes. As causas químicas estão presentes em substâncias como monóxido de carbono, produtos de limpezas e formaldeído. O formaldeído é muitas vezes utilizado na fabricação de móveis modernos, no qual a madeira possui aglomerado de produtos químicos sintéticos à base desse composto químico.
É importante destacar que o uso do ar-condicionado e Síndrome do Edifício Doente estão relacionados.
Ar-condicionado e Síndrome do Edifício Doente
Muitos ambientes possuem ar-condicionado com o objetivo de manter o local refrigerado, para proporcionar conforto as pessoas no local. No entanto, a falta de cuidado com esse aparelho, concomitantemente misturado com os problemas citados anteriormente, pode também causar essa síndrome.
O condicionador de ar quando não é higienizado de forma adequada e com frequência, agrava doenças respiratórias como asma, rinite e bronquite. Quando produz muito barulho pode causar estresse e irritação.
Os problemas relacionados com o uso do ar-condicionado são: umidade acima ou abaixo do normal, temperatura inadequada, surgimento de fungos, vírus, bactérias, protozoários e alta velocidade do ar.
Para evitar esses prejuízos contrate uma empresa especializada para executar o reparo e manutenção preventiva do seu equipamento.
A Climagel possui ótimos profissionais para executar esses serviços de extrema necessidade. Entre já em contato conosco e confira a excelência de nosso trabalho.