Para algumas pessoas, o ar condicionado é tido como um dos principais vilões no que diz respeito ao alto valor da conta de luz. No entanto, talvez estas pessoas não saibam ainda que é possível economizar o consumo de energia do ar condicionado, apenas seguindo algumas dicas bem simples.

Veja a seguir, 7 dicas para economizar o consumo de energia do ar condicionado e baixar consideravelmente a conta de luz de seu imóvel.

  • Selo Procel de Economia de Energia

Vai comprar um condicionador de ar? Então escolha apenas aparelhos que contenham o Selo Procel de Economia de Energia.

  • Modelos com timer

Outra dica é optar por um ar condicionado dotado da função timer, um recurso de programação que poupará gastos desnecessários.

  • Mantenha as grades de ventilação livres

Obstruir as grades de ventilação gera maior aquecimento o ar condicionado e com isso, aumenta o gasto de energia do aparelho. Portanto, mantenha as grades livres e também proteja o ar condicionado dos raios de sol.

  • Regulagem adequada do termostato

Muitas vezes o termostato desregulado, em temperaturas de frio excessivo faz com que o ar condicionado gaste mais energia. Uma média de temperatura adequada é entre 22ºC e 24ºC.

  • Cortinas, persianas, portas e janelas

Evite a luz do sol no ambiente, fechando persianas e cortinas, e também a entrada do ar externo fechando janelas e portas.

  • Limpeza de filtros de ar

Um item fundamental para economizar energia é fazer a manutenção do aparelho de ar condicionado, sobretudo procedendo com a limpeza dos filtros de ar.

  • Desligue o aparelho quando estiver ausente

Básico e eficaz, desligar o ar condicionado quando for se ausentar do ambiente por um período mais elevado de tempo poupará tanto a energia quanto o seu aparelho.

Com estas dicas, além de economizar os gastos em sua empresa, trabalho, residência, imóvel, você também otimiza o uso do aparelho e aumenta a vida útil do ar condicionado.

Que tal colocar em prática agora mesmo e depois nos contar o resultado?